Você sabe quais elementos compõem uma fachada? As construções arquitetônicas são projetadas para gerar beleza e conforto. A aparência, a funcionalidade e utilidade são características indispensáveis para um bom projeto.
Uma das últimas parte da obra, mas não menos importante, é a execução da fachada, que levará o cliente a uma experiência incrível desde o primeiro contato com o prédio, casa ou loja. Cada elemento deve ser escolhido com antecedência e planejamento, para que não haja imprevistos de última hora. Cada detalhe tem um papel de construir uma parte do estilo e personalidade do ambiente completo, então a escolha do revestimento de uma fachada é uma das etapas mais importantes. Conheça os estilos de fachadas.
QUAIS ELEMENTOS MAIS DIFERENCIAM UMA FACHADA?
Revestimentos (pintura, ACM, telhas, brises)
É fazer uma cobertura e criar uma camada que protege ou decora superfícies. Nas fachadas o revestimento é toda a camada da parede externa.
- Revestimento com pintura:
É um revestimento simples,feito com argamassa e tinta. No entanto, há opções de pinturas mais elaboradas.
- Revestimento com ACM:
O ACM (Aluminium Composite Material) é um revestimento composto por chapas de alumínios, com uma colagem de adesivo no sistema de chapas e dobradas. São duas chapas de alumínio com miolo de polietileno. Utilizado não somente em fachadas, mas também em marquises e coberturas. De fato, é um material inovador e considerado um dos melhores, devido sua versatilidade e alto padrão de qualidade. Saiba mais sobre fachadas em ACM.
É o revestimento mais utilizados em obras grandes de edifícios e residenciais, devido seu controle solar e térmico eficiente. Há brises de vários tipos de materiais. Eles também podem ser utilizados nas portas e janelas.
- Revestimento com porcelanato:
A cerâmica e porcelanato proporcionam elegância e sofisticação, além de parecer mais clean. As principais vantagens são: acabamento uniforme, impermeabilidade e resistência. Juntamente com o sistema de ventilação, a fechada de porcelanato traz uma circulação de ar ampliada.
- Volumetria de fachadas:
É o formato dos volumes da edificação. Geralmente, é definido conforme o estilo de fachada do projeto. Algumas são em formas geométricos e simétricos, possuindo paridade em altura, largura e comprimento em relação ao todo. Outras fachadas são assimétricas, com disparidade em suas formas.
A volumetria é um conjunto dessas dimensões que determinam o todo, incluindo as fachadas laterais e posterior.
- Esquadrias de fachadas (portas, brises, janelas, garagens)
Esquadrias são as portas, janelas, portões de acesso e venezianas. Além da beleza e estética, possuem funcionalidade e são bem dinâmicas, pois abrem, correm e algumas têm até um sistema modernizado com automação.
Podem ser utilizados com vários elementos, em vários formatos e em vários materiais diferentes, como vidros, alumínios, madeiras, brises e outros. Conheça também os tipos de fachadas.
Saiba mais sobre fachadas em Especificação de fachadas: A primeira impressão é a que fica?
Para saber mais sobre brises, baixe o nosso e-Book “Como Escolher o Revestimento para sua Fachada”
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!