Uma bela fachada é um uma pequena amostra do que está dentro da casa, prédio ou construção. De qualquer forma, cria uma expectativa e mostra a preocupação do proprietário com todos os detalhes, até os mais simples.
O que sabemos é que as fachadas nunca deixarão de ser o cartão de visita de quem a veem. Para construir uma fachada chamativa, com personalidade e autenticidade é preciso levar em conta muitos elementos. Por exemplo, o que você deseja transmitir através do seu projeto?
Apesar de ser de material, concreto, tijolos, vidros ou qualquer outro, as construções passam sim um sentimento, e os elementos podem ser tão subjetivos quanto concretos. Esse ambiente pode transmitir e expressar um sentimento, um conceito e uma identidade visual.
Você pode se perguntar, o que eu desejo que meu cliente ou visitante sinta desde o primeiro contato externo? Qual energia e conceito quero transmitir? Que identidade ou marca desejo associar? Toda a parte subjetiva é um pontapé inicial para a construção do todo, do projeto em íntegra. No entanto, a fachada, a visão externa é o aperitivo, o convite para o completo.
- Subjetividade do projeto (Leia também sobre Neuroarquitetura)
Além de levar ao outro um pouco de si, quando você entrar nesse ambiente vai se sentir confortável e identificado. Se sentindo no próprio lar, mesmo que não seja, de fato, residencial. Se sentir bem no local de trabalho ou em casa é essencial para que você tenha uma rotina boa e agradável nele, o que está bem associando à Neuroarquitetura.
A estrutura do imóvel, a volumetria pode ser um fator limitante ou ampliador da ideia inicial. Por exemplo: para alguém que fez o planejamento cumprido todas as etapas de idealização e execução, provavelmente vai conseguir explorar todo seu imaginário.
No entanto, quem já possui um ambiente com seus formatos e tamanhos, a identidade visual terá que ser construída a partir dali, e aí haverá algumas limitações de formatos.
O resultado físico pode não ser o esperado, mas o sentimento e o que será expressado pelo ambiente pode ser o mesmo. E você pode sim deixar sua casa ou loja mais a “sua cara”.
Fachada Residencial
As fachadas residenciais são as que mais se assemelham a personalidade e jeito do proprietário. Geralmente, essas casas possuem um estilo de fachada contemporânea ou rústica.
- Fachada de Madeira
Há uma exploração bem significativa para a utilização da madeira, principalmente em casas ou chácaras mais afastadas da área urbana. A madeira gera um contato com a natureza e traz conforto e simplicidade para a casa. Por isso, muitas pessoas optam por esse estilo, pois é um dos que mais agrada a maioria. A cor marrom, variando o tom, com sua neutralidade se encaixa bem com qualquer outra cor utilizada para a composição do todo.
- Fachada Vidro
As fachadas de vidro são bastante utilizadas em casas no estilo contemporâneo e moderno. O vidro traz uma aparência de leveza, simplicidade e traz facilidade para integração do interno com o externo. Os vidros podem ser utilizados em locais específicos, como portas, janelas, entradas ou parte da fachada, deixando o local mais sofisticado e moderno.
Em relação ao custo, pode se tornar mais barato do que um revestimento de outro estilo, pela quantidade de materiais que esse outro modelo pode aderir.
Apesar de parecer um material leve, ele é bem resistente. Para residências em locais sem muro e locais urbanos, geralmente não é utilizado pela questão da privacidade. No entanto, há opções de aplicação de películas, que não permitem a visualização de fora da casa.
- Fachada de Pedra
Já as fachadas de pedras possuem um visual rústico também. Mas, podem se moldar ao estilo do projeto, seja mais moderno ou mais clássico. Algumas construções possuem toda a parede frontal ou faixas, que podem ser horizontais ou verticais. A utilização de pedra com uma boa iluminação, deixa o ambiente com a singularidade do rústico e a sofisticação do moderno.
- Fachada de Muro
Os muros são utilizados em muitos casos, principalmente quando o proprietário busca privacidade e segurança. Eles fazem uma barreira de proteção interessante para casas com localização perigosa.
- Fachada de Concreto
Os blocos de concretos são bastante utilizados para o estilo moderno. O material dura a vida inteira e possui um preço mais acessível.
- Fachada de Tijolo
O tijolo é muito utilizado no estilo industrial, no qual o ambiente representa o urbano, a rua. Geralmente é aparente e pode ser combinado com outros elementos. O material tem uma boa durabilidade, no entanto, precisa de um cuidado especial.
- Fachada de Porcelanato
Esse tipo de fachada deixa o local mais simples e bem arejado. O porcelanato é resistente e impermeável, ajudando com a umidade e controle térmico.
- Fachada Versátil
Também há a possibilidade de misturar todos eles ou fazer combinações. Tudo vai depender da criatividade e necessidade do projeto.
Fachada Comercial
As comerciais são desenvolvidas para empresas, geralmente atuam de forma publicitária, transmitindo uma mensagem para o receptor/ cliente. Nesse contato inicial, a fachada terá um papel informacional, para que até quem não tenha interesse no produto saiba que tipo de negócio é desenvolvido ali.
Na descrição, haverá informação de quais os produtos vendidos ou serviços prestados. Também é essencial que tenha os contatos oficiais. Como por exemplo, o número de telefone e redes sociais ou site, para que o cliente possa conhecer melhor o que a empresa oferece.
As fachadas devem ser bem elaboradas e pensadas, tanto quanto a parte interna da construção, pois um complementa o outro. Sendo uma forma de catálogo e exposição, a empresa pode ganhar novos clientes por meio da divulgação da parte externa.
Por exemplo, uma pessoa passa na frente de um restaurante, e ele possui uma fachada moderna, atrativa ou até mesmo exótica, essa pessoa já vai lembrar do local e possivelmente planejar conhecê-lo e experimentar a comida do local. No caso de lojas e escritórios é da mesma maneira. O possível cliente visualiza, acha bonito e atrativo, pega o contato ou redes sociais e já se converte em comprador dos serviços ou produtos.
Alguns tipos de fachadas comerciais:
- Fachadas em ACM
- Fachada em madeira
- Fachada com acrílico
- Fachada em MDF
- Fachada com letreiro
A fachada comercial é de extrema importância para divulgação do negócio, pois garante a visibilidade da marca, pode gerar aumento nas vendas, garantindo o lucro e até fideliza cliente.
Outra vantagem de sempre manter um visual que cative, agregue e possua um conceito, é que os seus clientes vão se tornar seus próprios divulgadores. A publicidade será impulsionada por meio dos visitantes do local, que possivelmente vão tirar foto e compartilhar nas redes sociais, podendo alcançar novos consumidores ou clientes.
Por isso, muitas empresas apostam no visual e na ambientação do local. Pois, agrega valor aos ambientes. Às vezes, esse ambiente vende mais que o próprio produto em si. O impacto visual, gera pessoas atraídas pelo o que você tem a oferecer, seja produto ou serviço. Se quiser saber mais sobre fachada comercial, acesse aqui.
Tipos, aplicação e vantagens:
Existem vários tipos de materiais disponíveis. Algumas possuem variados materiais. Elas podem ser confeccionadas em MDF, acrílicos, brises e ACM. Atualmente, o material mais utilizado para lojas e a mais procurado é de ACM com variações de letreiros produzidos em materiais diferentes.
Uma bela fachada gera muitas vantagens para o seu negócio, tanto no destaque e impacto visual, quanto na atração de clientes finais.
Fachada Predial
A fechada predial é uma das mais complexas e que requer mais planejamento, pois precisa seguir várias normas garantidas por lei. Elas são bem atingidas pelo sol, chuva e qualquer outra condição climática. Por isso, necessitam de uma construção e aplicação especial.
- Fachada de brise
O brise é elemento arquitetônico utilizado para o revestimento de paredes externas. Entre suas principais funcionalidades está a proteção e conforto térmico do ambiente. Os formatos mais conhecidos são em lâminas, chamadas aletas, que são colocadas no lado de fora de janelas, dentro de vãos ou em fachadas inteiras.
- Fachada de Vidro
O vidro é o um dos mais utilizados para os prédios comerciais. Além de um lindo efeito visual e estético, o vidro proporciona uma iluminação natural excelente, que pode ser a solução para locais com pouca luminosidade. Os mais utilizados são os laminados e temperados, devido suas características de resistência e proteção, principalmente para as variações térmicas.
- Fachada ventilada
A fachada ventilada é um tipo de sistema que aplica diversos materiais com distancia da estrutura principal, a parede. É uma solução sustentável e criativa. Ela reduz de 30% a 50% de energia elétrica que um edifício utiliza. Saiba mais em (colocar link)
As fachadas ventiladas de prédios podem ser construídas com diversos materiais também, como Brises, porcelanato ACM e outros.
Especialista da área
Para construir uma boa fachada é essencial que você contrate um especialista da área de arquitetura, que conseguirá fazer uma leitura e colocar no papel o que você realmente deseja. Ele vai deixar sua casa ou loja com sua personalidade, com uma identidade e conceito que você deseja.
Alguns desses profissionais só projetam e outros também executam. Outra opção também é a reforma, no qual você não vai gastar muito, mas vai ter um ambiente confortável. Algumas empresas trabalham para deixar o ambiente mais agradável e confortável para você.
Baixe nosso E-book “ Como Escolher o Revestimento para sua Fachada”..
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!