Você sabe o que é a Certificação Leed ? A arquitetura sustentável entrou em ascensão há alguns anos. Existem diversos arquitetos especializados e que também são ambientalistas. Um dos conceitos mais comentados é o de edifícios verdes.
Segundo a USGBC (Green Building Council), os edifícios verdes são a base de algo maior. É uma forma de ajudar as pessoas, comunidades e as cidades a prosperarem de forma segura, saudável e sustentável. Todo ser humano deve ter um lugar seguro e saudável para viver, trabalhar, aprender e se divertir. “Levar uma vida longa e saudável não é um privilégio, é um direito de todos”.
Certificação LEED
Leed é uma sigla para Leadership in Energy and Environmental Design, traduzida significa Liderança em Energia e Design Ambiental. É uma certificação para construções verdes, criada pela organização voluntária e não governamental United States Green Building Council (USGBC).
A certificação LEED é o padrão global de edifício verde. O movimento foi criado em 1991, nos Estados Unidos com finalidade de promover e estimular práticas sustentáveis em edificações, através de critérios estipulados em várias categorias, como materiais e recursos, energia e atmosfera, lotes sustentáveis, eficiência da água, localização e transporte, Inovação e qualidade interna dos ambientes. O selo LEED é almejado no mundo inteiro por milhares de projetos.
O Leed estabelece padrões e estratégias mensuráveis para a criação de edificações sustentáveis. Esse sistema cobre todas as etapas de uma construção. Conheça também os elementos que compõem uma fachada de construções.
Certificação LEED no Brasil
O representante oficial do Brasil é a GBC Brasil. Segundo a GBC Brasil, em 2012 o país estava em 4º lugar nas colocações de construções que possuem o selo e estão dentro de todos os critérios citados, perdendo apenas para os Estados Unidos (3º), Emirados Árabes (2º) e China (1º). Leia sobre construções sustentáveis..
Quais tipos de LEED existem?
A certificação Leed pode ser incluída em qualquer fase ou tipo de construção, incluindo ajustes de interiores, novas construções, retrofit, operações e manutenções.
- LEED BD + C (Building Design and Construction)
É a certificação para novas construções ou grandes renovações. Também inclui projetos de escolas, varejo, hospitalidade, centros de dados, armazéns e centros de distribuição e saúde.
- LEED ID + C (Design e construção de interiores)
Para projetos de ajustes de interiores. Inclui Interiores comerciais, varejo e hospitalidade.
- LEED O + M (Operações e manutenção de edifícios)
Para edifícios já construídos ou em obras de melhoria. Também Inclui escolas, varejo, hospitalidade, centros de dados e armazéns e centros de distribuição.
- LEED ND (Desenvolvimento bairros)
Para novos projetos de desenvolvimento de terras ou projetos de redesenvolvimento. Inclui usos residenciais, não residenciais ou os dois. Eles podem estar em qualquer estágio do processo de desenvolvimento, desde o planejamento conceitual até a construção.
LEED HOME (Residenciais)
Certificação Leed para residências unifamiliares (um a três andares) ou multifamiliares intermediários (quatro a seis andares)
- LEED Cities and Communities (cidades e comunidades)
Para cidades inteiras e subseções de uma cidade. Os projetos podem medir e gerenciar o consumo de água, uso de energia, resíduos, transporte e a experiência humana nessas cidades.
- LEED Recertification (Recertificação)
A recertificação LEED é uma etapa importante na proteção do seu patrimônio de construção. Ela ajuda a manter as melhorias da edificação. Aplica-se a todos os projetos que já tenham obtido a certificação LEED – incluindo BD + C e ID + C, independentemente de seu sistema de classificação inicial ou versão.
- LEED Zero
A certificação Leed Zero é para projetos com metas líquidas zero em carbono e recursos. Disponível para todos os projetos LEED certificados sob os sistemas de classificação BD + C ou O + M.
Como conseguir a Certificação Leed?
Os pré-requisitos precisam ser cumpridos pelas empresas que desejam ter esse certificado. As medidas atendidas devem ser nas seguintes categorias:
- Materiais e recursos
- Energia e atmosfera
- Lotes sustentáveis
- Eficiência da água
- Localização e transporte
- Inovação
- Qualidade interna dos ambientes
- Processos de Projetos
- Créditos Regionais
A certificação LEED possui categorias que vão de acordo com a pontuação da construção verde:
certificado (40 a 49 pontos)
Prata (50 a 59 pontos), Ouro (60 a 69 pontos)
Platina (a partir de 80 pontos).
Qual a importância da certificação leed para o seu negócio ?
A certificação LEED traz vantagens para o seu negócio e construções, pois para atender todas as exigências da empresa certificadora o projeto tem que ser excelente. Por ser reconhecido mundialmente, o selo traz vantagem competitiva no mercado de trabalho. Os edifícios verdes geram um impacto direto na vida das pessoas e na economia.
Existe todo um ambiente de responsabilidade ambiental e social que cercará sua empresa. É como se seu negócio estivesse mostrando ao mundo que se importa com a qualidade de vida do planeta, não somente de pessoas, mas a vida animal e vegetal também. As construções tem um impacto significativo no ambiente, e a certificação ajudará a sua empresa a diminuir esse impacto de todos as maneiras possíveis.
Possuir esse selo pode se tornar uma opção cara, devido todas as exigências que deverá se encaixar, e pelo os custos com a documentação e a contratação de um consultor verde.
Benefícios do LEED
Impacto Econômico:
- Valorização do imóvel para revenda ou arrendamento;
- Modernização e menor obsolescência da edificação;
- Diminuição dos custos operacionais;
- Diminuição dos riscos regulatórios;
- Aumento na velocidade de ocupação;
- Aumento da retenção.
Impacto Ambiental:
- Implantação consciente e ordenada;
- Uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental;
- Uso racional e redução da extração dos recursos naturais;
- Redução do consumo de água e energia;
- Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas;
- Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.
Impacto Social:
- Aumento da satisfação e bem estar dos usuários;
- Inclusão social e aumento do senso de comunidade;
- Melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes;
- Conscientização de trabalhadores e usuários;
- Incentivo a responsabilidades socioambientais;
- Estímulo a políticas públicas de fomento a Construção Sustentável;
Baixe nosso E-book sobre brises “Como Escolher o Revestimento Para Sua Fachada”
O que é Green building ? (edifício verde)
Segundo a USGBC, Green Building é um conceito holístico que parte da compreensão de que os edifícios podem ter efeitos profundos, tanto positivos como negativos, no ambiente natural, como nas pessoas que os habitam todos os dias. A construção verde é um esforço para amplificar o positivo e mitigar o negativo desses efeitos ao longo de todo o ciclo de vida de um edifício.
Esse conceito está diretamente ligado as funções e elementos da construção que afetam diretamente o ambienta e a natureza, como o uso de energia, utilização de materiais, uso de água, entre outros.
Através dessa consciência sustentável, essas construções promovem um ambiente com responsabilidade social, ambiental, que resulta em uma melhor qualidade de vida dos moradores locais.
*A USGBC oficial e BR foram utilizadas como fonte e referência para a construção desse texto.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!