Fachada Ventilada

Fachada ventilada

A fachada ventilada é muito conhecida e utilizada devido suas características sustentáveis e tecnológicas. É um sistema que utiliza e aplica diversos materiais com distancia da estrutura principal do prédio.

  • Sustentabilidade

O principal diferencial dessa fachada é contribuição sustentável que ela proporciona. Devido ao seu sistema térmico, esse tipo de fachada diminui de 30% a 50% do uso de energia elétrica da construção e aumenta a vida útil da edificação. Além disso, a maioria das opções disponíveis no mercado são com materiais 100% reciclados.

Saiba mais sobre Arquitetura Sustentável ..

  • Sistema da fachada ventilada

É criado uma segunda camada de proteção para a fachada principal do edifício, conhecida como segunda pele. O revestimento é fixado junto a estrutura principal da construção, através de estruturas de alumínio ou aço, com um distanciamento conforme determinado em projeto. Esse sistema de juntas abertas, permite a criação de uma lâmina de ar entre as duas paredes.

Ele proporciona o aceleramento de troca de ar, o efeito chaminé, que garante que o ar quente suba, enquanto o ar fresco entra. Essas mudanças de temperatura, produzem um ambiente bem agradável.  Assim como o ACM, esse tipo de fachada é bem utilizado em projetos de retrofit, que é quando uma edificação, geralmente mais antiga, recebe uma modernização.

As principais vantagens do sistema de fachadas ventiladas:

  • Modernidade e tecnologia

O sistema é altamente tecnológico e eficaz, podendo até mesmo eliminar qualquer tipo de infiltração de uma fachada.

  • Sustentabilidade e Meio Ambiente

A utilização de materiais recicláveis e a diminuição do consumo de energia elétrica produzem um impacto ambiental positivo e significativo. A certificação Leed é um exemplo de como construir um edifício verde.

  •  Facilidade na limpeza

Em alguns tipos de matéria prima, por exemplo, como a terracota, a limpeza é realizada pela a própria água da chuva, que cai na face exterior do revestimento.

  • Beleza e estética diferenciada

Além da funcionalidade, tecnologia e sustentabilidade, a beleza e estética de alto padrão se mantém, agregando valor aos projetos.

  • Conforto térmico

A câmara de ar permite uma boa entrada de ar natural. O efeito chaminé possibilita de 20% do ar quente seja removido pela troca de ar. Além disso, tira a umidade do edifício, devido a dispersão do vapor.

  • Facilidade de manutenção

Os painéis da fachada ventilada são independentes, o que facilita a instalação e manutenção.

  • Aplicação de fachada ventilada

Elas podem ser aplicadas em qualquer tipo de edificação, seja comercial, industrial ou residencial. 

Apesar de existirem há muito tempo, as fachadas ventiladas são um estilo novo no Brasil. E mesmo sendo uma opção excelente, o país ainda encontra algumas dificuldades em relação a opção. Elas possuem um investimento inicial alto, que se recupera ao longo do tempo, e necessita de uma mão de obra bem especializada.

Baixe nosso E-book “Como Escolher o Revestimento para sua Fachada

Tipos de fachada ventilada:

Esse tipo de fachada também pode ser feito com diversos materiais, formatos, cores e texturas. Ele pode seguir um estilo também.

  • Fachadas de Cerâmicas e porcelanato

A cerâmica e porcelanato proporcionam elegância e sofisticação, além de parecer mais clean. As principais vantagens são: acabamento uniforme, impermeabilidade e resistência. Juntamente com o sistema de ventilação, a fechada de porcelanato traz uma ventilação ampliada.

Além disso, é bem versátil, pode ter vários formatos, cores e texturas, podendo imitar até algumas madeiras.

  • Fachadas de Pedras: mármore, granito

As fachadas de pedras possuem um visual rústico. No entanto, pode se moldar ao estilo do projeto, seja mais moderno ou mais clássico. Pode construir toda a parede frontal ou fazer faixas que podem ser horizontais ou verticais. A utilização de pedra com uma boa iluminação, deixa o ambiente com a singularidade do rústico e a sofisticação do moderno.

  • Fachadas de Metal (alumínio)

Essa é uma das principais opções para quem necessita de resistência. É utilizada o ACM também. Abaixo explicaremos sobre fachadas em ACM.

  • Madeira

Há uma exploração bem significativa para a utilização da madeira, principalmente em casas ou chácaras mais afastada da área urbana. A madeira gera um contato com a natureza e traz conforto e simplicidade para a casa. Por isso, muitas pessoas optam por esse estilo, pois é um dos que agrada a maioria. A cor marrom, variando o tom, com sua neutralidade se encaixa bem com qualquer outra cor utilizada para a composição do todo.

  • Vidro

As fachadas de vidro são bastante utilizadas em casas no estilo contemporâneo e moderno. O vidro traz uma aparência de leveza, simplicidade e traz facilidade para integração do interno com o externo. Os vidros podem ser utilizados em locais específicos, como portas, janelas, entradas ou parte da fachada, deixando o local mais sofisticado e moderno.

Fachada em ACM

Fachada em ACM

O ACM (Aluminium Composite Material) é um revestimento composto por chapas de alumínios, com uma colagem de adesivo no sistema de chapas e dobradas.

São duas chapas de alumínio com miolo de polietileno. Utilizado não somente em fachadas, mas também em marquises e coberturas.

De fato, é um material inovador e considerado um dos melhores, devido sua versatilidade e alto padrão de qualidade. É o mais utilizados em fachadas comerciais, pois as empresas utilizam como um painel, com um texto publicitário e informações sobre produtos, serviços e contatos.  Elas possuem maior impacto visual e atraem mais pessoas, que se tornarão futuros clientes.

Benefícios das fachadas em ACM 

O ACM é um material muito versátil, por isso é um dos mais utilizados. Ele pode ser moldado de acordo com a necessidade, características e visual do projeto. Diferente do vidro, da madeira, pedras e tijolos, o ACM é capaz de encorpar mais formato e cores.

Ele possui um bom desempenho térmico e acústico, sendo bem resistente. Com uma boa durabilidade, o material pode ser exposto as mais variadas mudanças climáticas e durar por um longo período.

Outra vantagem desse material é que ele é dobrável e pode ser moldado e curvado como você desejar. No entanto, precisam ser encomendados com antecedência para que sejam personalizados de forma adequada. Sem contar que é um peso bem leve e fácil de ser limpado.

  • Especificação de fachadas em ACM

Esse material deve ser planejado e fabricado exatamente de acordo com as especificações, o que dispensa transtornos na hora da instalação.

Ele é muito utilizado em novas construções de fachadas de postos, lojas, farmácias, bancos, hotéis, shoppings, universidades, escritórios, bancas e até mesmo fechamento das laterais de caminhões baús. Além disso, o ACM é umas das principais opções para o retrofit (colocar link) de prédios e construções mais antigas.  É praticamente possível fazer qualquer coisa com esse material. 

O revestimento ACM pode ser combinado com outros materiais, como o aço e o vidro, permitindo que ele atenda muitos estilos de projetos.  

Instalação de fachadas em ACM

Há alguns tipos de fixação, como os que usam outro elemento de apoio e há os que fazem colagem do material.  Um dos problemas que pode ocorrer nesse momento é falta de alinhamento das peças, quando elas não possuem o tamanho ideal de fixação.

Manutenção de fachadas em ACM: O segredo para manter o ACM em seu bom estado é apenas a limpeza, que deve ser realizada pelo menos umas quatro vezes por ano.

Saiba mais sobre fachadas aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário