Você sabe que elementos compõe a arquitetura urbana?
Muitos elementos compõem uma arquitetura urbana. Por ser considerada coletiva, é levada em conta não somente a estrutura, as construções e tipos de edificações, mas todo um contexto social, humano, cultural, histórico e artístico. É um local pensado para fins de uma comunidade e, suas características estão relacionadas ao tempo que foi criada e aos costumes locais.
- A arte na Arquitetura urbana
As intervenções artísticas são tendências urbanas no mundo inteiro. Essas manifestações ajudam a compor um cenário urbano mais humano e com mais sentimentos.
Baixe nosso E-book “Como Escolher o Revestimento para sua Fachada“
Intervenção Urbana ou Artística
É uma manifestação artística que geralmente acontece em centros urbanos de grandes cidades. Esses movimentos tem finalidade de criar uma reflexão e impacto na vida ordinária das pessoas. São utilizados elementos artísticos, como esculturas, objetos ou até mesmo ações e teatros.
Esses movimentos são tão comuns que se tornaram parte da arquitetura urbana. O papel da arte nesse ambiente é trazer uma reflexão importante, que faz parte dos questionamentos sociais e até filosóficos. Também são realizadas como manifestações de oposição a imposições governamentais e também como forma de protesto e de artistas independentes mostrarem seu trabalho ao público. A maior finalidade é trazer cor e vida para locais mortos e apagados.
Tipos mais comuns de manifestação artística urbana
- Objetos
Esses objetos variam de tamanho, alguns pequenos outros enormes, até maior que a estatura humana. Geralmente são materiais construídos à mão, como esculturas, pinturas e outros.
- Grafite
É a criação de desenhos nesses espaços públicos. São feitos em muros, prédios, construções e ruas, sempre representando algum tipo de movimento ou crítica social. Desde os primórdios, o humano sempre se manifestou e necessitou transmitir algo por meio de desenhos na parede.
Atualmente, está bem relacionado ao hip hop, movimento cultural de origem latina, jamaicana e afro-americanas. O grafite é uma arte que não pede licença. É comum encontrar diversas dessas mensagens, nas áreas da cidade com maior circulação.
Alguns artistas brasileiros são super reconhecidos e possuem obras grandes em algumas cidades e espaços públicos.
- Colagens e fotografia
É uma composição feita por diversos materiais e com texturas diferentes. Nesse processo de colagem, são utilizados elementos aleatórios para compor um todo, que produz uma mensagem harmoniosa.
Em muitos casos são utilizadas fotografias também.
- Adesivos
Conhecido como Sticker art, é a modalidade de arte urbana que utilizada adesivos. Faz parte de uma cultura underground. Podem ser autocolantes, impressos em vinil ou em formato lambe-lambe.
- Pintura urbana
As pinturas são as mais utilizadas em paredes grandes de ruas movimentadas por carros e pedestres.
- Vídeos
A tecnologia trouxe avanço e ampliou as mais variadas manifestações de arte. Uma novidade é a projeção de vídeos em prédios, monumentos e paredes. São personagens, mensagens ou até mesmo reprodução de filmes, imagens psicodélicas e outros.
- Plantas
As edificações verdes também é muito utilizado para quebrar a aparência dura da vida urbana. O uso de plantas, flores, entre outros.
- Paisagismo
A vida urbana é estressante, corrida e cinza. Como forma de combater isso, trazer uma sensação de leveza, bem estar e deixar o local mais ventilado, o paisagismo é uma das opções mais utilizadas.
Áreas verdes são construídas em parques e praças como uma opção de descanso e lazer, melhorando a qualidade de vida. E como resposta para amenizar a falta de cor e insensibilidade do local. Leia sobre construções sustentáveis aqui.
Construções
As edificações são parte da composição urbana. Em centros mais movimentados, existem mais prédios comerciais, áreas turísticas, lojas, escolas, entre outros do segmento. Nesses centros quase não existem construções residenciais, pois as construções de casa são em locais mais afastados.
Em centros históricos, existe algumas leis de preservação e conservação para essas edificações. Saiba mais sobre o estilo colonial.
Segregação em grandes centros urbanos
Quando se fala de arquitetura urbana, não tem como deixar passar a segregação urbana ou socioespacial. Em centros urbanos é comum você encontrar pessoas que se acomodam em algumas construções públicas, como pontes, túneis, rodoviárias e outros.
O planejamento urbano tem uma colaboração para a diminuição da violência urbana. Lugares mal planejados tem um índice alto de violência e segregação urbana, quando as moradias são formadas em locais irregulares e sem condições para habitação. Esse conceito se refere diretamente a periferização e marginalização de pessoas ou grupos sociais que se encontram à margem, devido diversos fatores diferentes, sejam eles históricos, sociais, culturais e até mesmo pessoais.
É possível identificar um parâmetro em relação ao contexto histórico e social do Brasil, é comum a criação de favelas, habitações em áreas irregulares, cortiços e áreas de invasão.
A Arquitetura e a Segregação Social
A segregação urbana representa bem a realidade da segregação social, pois a população mais pobre reside em áreas menos privilegiadas, mais afastadas e com menos acesso, no qual não existe uma boa infraestrutura, como asfalto, saneamento básico (rede de água, de esgoto, drenagem de água pluvial e coleta de resíduos).
Essas regiões são chamadas de as “bordas” da cidade e, na maioria das vezes, são habitados por pessoas com salários baixos. São construções feitas de qualquer jeito, sem nenhum planejamento.
Há casos em que o bairro passa por uma intervenção do governo para revitalização ou realocação. Diferente de cidades bem planejadas, como as turísticas, que possuem maior visibilidade e por isso a taxa de segregação urbana é inferior. Esse planejamento traz beleza e atração para o local, que consequentemente aumenta o custo de habitação, fazendo pessoas com rendas baixas saírem da região.
A segregação urbana é um dos que mais gera alto índice de violência nas cidades. Concluímos que a arquitetura pode transformar completamente uma cidade e trazer qualidade de vida para os seus moradores, criando oportunidades de empregos, bem estar e segurança.
Baixe nosso E-book “Como escolher o Revestimento para sua Fachada”
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!