Por causa da necessidade do planeta construir e adequar a humanidade a uma realidade de menos consumo dos recursos naturais e menos agressão ao planeta, as empresas, pequenas ou grandes, estão construindo políticas de sustentabilidade, que reafirmam seu comprometimento com a sociedade e com o planeta. Você já parou para pensar o que pode deixar sua empresa ou construção sustentável?
Os tipos de fabricação e criação estão se reestruturando e procurando uma forma de produzir sem impactar tanto o Meio Ambiente. Essas medidas ajudam as empresas a se posicionarem e criarem uma imagem positiva para os clientes e para concorrência.
Existem vários programas nessas companhias, que possibilitam e incentivam a preservação do Meio Ambiente e recursos naturais. Essa sustentabilidade está diretamente ligada ao quanto as indústrias e tecnologias têm avançado.
Saiba como investir na iluminação natural.
O impacto do avanço da indústria e tecnologia no Meio Ambiente
Alguns recursos naturais não são renováveis, o que pode gerar a necessidade de implantação de medidas sociais e ambientais para que essas fontes não sejam esgotadas nos próximos anos. Esses movimentos estão sendo realizados no mundo inteiro, pois os maiores impactos veem das maiores construtoras e fábricas existentes.
Facilmente você irá encontrar no site uma aba com a responsabilidade social que essa empresa possui com a sustentabilidade. A sociedade civil também tem contribuído para essas decisões, através da cobrança, pois o consumidor está desenvolvendo um senso crítico em relação ao processo de fabricação de produtos, exercendo um papel de vigilante e, isso influencia diretamente na decisão da compra do produto
Não é somente que a sustentabilidade esteja na moda, na verdade, o planeta está pedindo por socorro. E nesses últimos anos, estamos em uma constante busca por opções mais ecológicas e sustentáveis.
A arquitetura sustentável entrou em ascensão há alguns anos. No mundo das construções existem diversos arquitetos especializados e que também são ambientalistas.
O que é uma construção sustentável?
Segundo a Agenda 21, a construção sustentável é um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre ambientes naturais e construídos, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica.
Nesse sentido, a construção sustentável está diretamente ligada ao uso consciente de recursos naturais.
Para o IBDA (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura), a construção sustentável deve contemplar o aproveitamento do meio natural sem causar prejuízo algum sobre a sustentabilidade, devendo aplicar o desenvolvimento tecnológico para a concretização de uma maior poupança energética e a diminuição dos resíduos, sem esquecer o aspecto estético, um dos vários fatores que determinam a habitação.
E o que pode deixar sua construção sustentável?
A construção civil é um dos setores que mais consome energia e recursos naturais, o que gera impactos consideráveis ao Meio Ambiente. Pensando nisso, a implantação de sustentabilidade carrega uma carga socioambiental positiva para a construção. Ela procura amenizar esses impactos desde as primeiras etapas da obra.
O custo de uma edificação sustentável pode ser 15% maior que o comum, no entanto, é um investimento que vai trazer retorno no futuro, pois a economia de recursos pode chegar até 30% por vários anos. Confira os itens que selecionamos para deixar sua construção mais sustentável.
Gestão de água
Um sistema de reutilização de água pode trazer 35% de economia. Um dos investimentos com maior retorno é um sistema de racionalização da água. Existem diversas opções modernas no mercado, como caixa acoplada, medidores individuais de consumo, torneiras automáticas, sistemas de irrigação, reutilização de outras fontes, como a água da chuva para a manutenção do prédio, entre outros.
- Quais materiais podem deixar minha construção sustentável?
A utilização de materiais recicláveis e de menor impacto é uma das etapas iniciais para deixar a construção mais sustentável. Veja alguns dos materiais mais utilizados:
Bioconcreto
Conhecido como o concreto que se autoregenera, o bioconcreto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Delft para trazer durabilidade e resistência, pois o concreto comum com o tempo se deteriora e cria rachaduras. O Bioconcreto veio da biologia, dos estudos sobre bactérias. Esses microrganismos são aplicados na mistura do material e são ativadas quando detectam umidade no ambiente, o que traz essa durabilidade diferenciada.
- Como a bactéria do bioconcreto atua?
A implementação dessa bactéria, Bacilus pseudofirmus, garante manutenção por um longo tempo. O processo ocorre através da alimentação da bactéria: quando há algum dano ou rachadura a estrutura é exposta a umidade, o que desperta essas bactérias, que passam a consumir o lactato de cálcio da mistura, liberando calcário que ocupa o espaço aberto do concreto. O calcário é acumulado na região das rachaduras.
A vida útil da bactéria é de 200 anos, o que traz uma considerável contribuição para a sustentabilidade, pois será dispensado o uso de concreto por esse longo período, já que o cimento é uma das industrias mais poluidoras, atualmente.
O bioconcreto também pode ser utilizado para manutenção.
Telhado verde
O telhado verde ou ecotelhado é uma cobertura de plantas no telhado. Ele possui várias vantagens, entre eles o conforto térmico e acústico, que impede a entrada de som e calor para o interior da edificação, e menor poluição ao redor do local, devido ao processo de fotossíntese que a planta realiza. O telhado verde é constituído por sete camadas:
- Telhado: é feito com material de telhado comum;
- Membrana a prova d’água: que garante que nenhuma umidade passe para o telhado.
- Tecido permeável: que serve para impedir o crescimento das raízes das plantas.
- Sistema de drenagem: faz o escoamento da água captada da chuva.
- Terra: como as plantações precisam de terra, essa camada auxilia no crescimento das plantas.
- Vegetação: São as plantas ou gramas utilizadas, que variam conforme a preferência do cliente.
Lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED convertem em luz 60% da energia utilizada, enquanto as lâmpadas comuns convertem de 5% a 10%. Além disso, elas podem durar 25 vezes mais. Sendo assim, é uma ótima opção para contribuir com o planeta.
- Madeira de plástico
É um material feito com plástico reciclado e possui a aparência normal de madeira comum. A maior vantagem dele é ser bem duradouro, assim com o plástico, possui a resistência e durabilidade.
- Concreto reciclado
Feito com os entulhos das obras, como telhas, tijolos e outros. Essa utilização reaproveita resíduos e contribui com esse descarte.
Bambu
O bambu é um material que pode ser utilizado em maiores quantidades, pois a plantação, crescimento e colhimento da espécie é um processo acelerado e não prejudica o Meio Ambiente. Ele pode ser utilizado para construções de portas, janelas, subir concreto e outros.
- Isopet
É uma mistura de isopor, pet, cimento e outros elementos. O principal componente é o plástico, cerca de 85 garrafas são utilizadas para construir mais de 350 blocos. A utilização desse material e uma forma de contribuir com a sustentabilidade, pois o plástico é um dos principais resíduos poluentes do planeta, pois possuem alta durabilidade.
- Tinta Ecológica
Na composição da tinta ecológica não há a utilização de materiais tóxicos e derivados do petróleo. É uma tinta a base d`água e com pigmentos tirados da vegetação. Não impermeabiliza a parede, o que possibilita controle de humidade da casa e elimina as chances de fungos e mofo.
São até 20% mais caras que as tintas comuns, no entanto, não têm impacto ambiental como as outras.
- Controle de resíduos e a construção de um canteiro sustentável também são opções para deixar a sua construção mais verde.
Existem diversas certificações que podem dizer se sua construção é sustentável ou não. O selo Leed é o mais conhecido, almejado e utilizado do mundo. Ele estabelece padrões e estratégias mensuráveis para a criação de edificações sustentáveis. Esse sistema cobre todas as etapas de uma construção com as categorias: materiais e recursos, energia e atmosfera, lotes sustentáveis, eficiência da água, localização e transporte, Inovação e qualidade interna dos ambientes. Saiba mais sobre a Certificação Leed aqui.
Outras certificações brasileiras:
- Certificação Aqua
A certificação de Alta Qualidade Ambiental (AQUA) também é voltada para edificações sustentáveis, só que mais adaptado para a realidade brasileira. Os empreendimentos passam por constantes auditorias para garantirem a certificação. Também controla todas as etapas de uma construção.
- Selo Casa Azul;
É um sistema de classificação para projetos habitacionais sustentáveis criado pela Caixa Economica Federal (CEF). É um instrumento de classificação socioambiental de projetos de empreendimentos habitacionais. Aplicável a projetos de financiamento ou repasses. O selo demanda mudanças de hábitos, atitudes conscientes e corajosas por parte do governo e da sociedade. Saiba mais sobre o selo Azul.
- Selo Procel Edificações;
O Selo Procel é uma premiação concedida pela Eletrobras às categorias de equipamentos etiquetados com elevada eficiência energética. Para obter o Selo Procel Edificações, recomenda-se que a edificação seja concebida de forma eficiente desde a etapa de projeto, ocasião em que é possível obter melhores resultados com menores investimentos, podendo chegar a 50% de economia de energia no empreendimento. Leia sobre eficiência energética..
Esse selo é aplicado somente no sistema de energia. Saiba mais sobre Arquitetura sustentável aqui..
Baixe nosso E-book sobre brises “Como Escolher o Revestimento Para Sua Fachada”
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!